segunda-feira, 29 de junho de 2009

"A minha professora é..." - Podcast Irene

Reflexão Crítica:
Transpor para um vídeo de cerca de um minuto, o que sou, pareceu-me desde início particularmente difícil.
Depois de muito pensar, decidi utilizar algumas das dedicatórias e poemas que os alunos me tinham dirigido na altura do meu aniversário.
Em dias diferentes e tentando deixá-los à vontade, nada pressionados, coloquei-lhes a questão: “O que pensas da tua professora?”. Com as suas respostas/dedicatórias fiz vários vídeos na sala de aula, que depois editei com o Windows Movie Maker.
Ultrapassada esta dificuldade inicial, nova barreira, o manuseamento de um programa que não dominava de todo. Escolher os efeitos a usar, seleccionar os vídeos mais indicados, decidir a música, foram passos que dei com alguma dificuldade.
Mas o resultado final compensou, para além de me sentir mais confortável a trabalhar não só com um novo programa, mas também com a máquina de filmar, é reconfortante ouvir as minhas descrições pela boca dos meus alunos.
Síntese:
Com a concretização deste trabalho, apercebi-me de que a minha vida foi e é muito marcada pela minha escolha profissional: pelos meus alunos, os que tive, os que tenho e os que terei...Sou professora e isso é tudo para mim.
"A minha professora é..."

Guião:


Argumento:

Fragmentos de pequenos vídeos realizados com alguns dos meus alunos em diferentes momentos. Dizem por palavras suas o que pensam de mim. Ninguém melhor do que eles, que são crianças e me conhecem há quatro anos para dizer abertamente como sou como professora.

2 comentários:

  1. Olá sou mamã de um "sempre aluno" e aproveito o momento para agradecer as "marcas" importantes que deixou na vida do meu filho... Obrigada por ser tão especial e contribuir para a intensificação dos seus valores. Valores estes que são sem dúvida o suporte para um futuro melhor... Valéria

    ResponderEliminar
  2. Professora adorei a sua síntese. De facto existem pessoas com boas missões na vida.Foi muito bom tê-la como professora. Foi muito bom aprender e ensinar. Espero que lembre e relembre a minha boa disposição ao longo da sua vida.Deixo-lhe um conselho de alguém que a conhece muito bem: mostre essa grande pessoa que é, liberte-se... Não tenha medo de falar, de comentar, de ser quem é...porque para mim é mesmo muito especial.GUI

    ResponderEliminar