terça-feira, 30 de junho de 2009

Reflexão Final

Depois de auscultarmos todos os elementos do grupo sobre o trabalho desenvolvido ao longo do semestre em relação à unidade curricular "Aprendizagem e Comunicação em Rede" , todos foram unânimes que esta nos proporcionou momentos formativos de comunicação em rede e a tomada de consciência da blogosfera, enquanto meio de comunicação e interacção.

Termos criado um portefólio digital de equipa - este blogue - provocou em alguns elementos do grupo receio por desconhecimento do modo de funcionamento e das potencialidades desta ferramenta, que logo ficou superado com a motivação dos restantes elementos que dominavam estas tecnologias. Estes, desde logo se prontificaram a colaborar, a interagir e a ajudar a ultrapassar alguns obstáculos que fossem ocorrendo no desenvolvimento e concretização das tarefas propostas. Por outro lado, a docente desta unidade curricular mostrou-se compreensiva, colocando-se à disposição para tirar dúvidas sempre que fosse necessário.

Assim foi possível, em equipa, levar a bom porto as actividades propostas. Para tal foram marcados locais de encontro, que nem sempre ocorreram no mesmo local e no horário semanal desta unidade curricular, atendendo à impossibilidade de alguns elementos frequentarem as aulas com regularidade devido à sua actividade profissional.

É ainda de salientar o empenho e a participação de todos os elementos do grupo na realização das actividades que envolveram a pesquisa, a partilha de ideias, a concepção e o desenvolvimento das tarefas propostas no documento de trabalho desta unidade curricular.

No que concerne ao videograma, o trabalho colaborativo entre todos e alguma ajuda externa, revelou-se frutífero, no sentido em que despertou interesse para explorar as potencialidades desta nova ferramenta, aumentou os nossos conhecimentos, aproximou gerações e proporcionou momentos de reflexão sobre o nosso “eu”.

Cumpre-nos ainda acrescentar que a metodologia de trabalho proposta e adoptada pela docente assumiu-se como inovadora e adequada à unidade curricular em causa, bem como os instrumentos de apoio disponibilizados que promoveram a formação de todos os elementos seguindo a lógica da aprendizagem ao longo da vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário